Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29152
Título: Atuação fisioterapêutica no atendimento de mulheres trans submetidas à cirurgia de redesignação sexual
Autor(es): Santos, Lucas Denylson Ribeiro Farias
Palavras-chave: Redesignação Sexual
Cuidados pós-operatórios
Assoalho pélvico
Fisioterapia
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Introdução: Disforia de gênero se refere a indivíduos com uma forte e persistente não-identificação do seu gênero, com o sexo anatômico; o que pode causar sofrimento subjetivo, social e corporativo. Como uma forma de amenização, os tratamentos de readequação sexual são importantíssimos para melhorar a qualidade de vida da população transexual. As intervenções cirúrgicas mais comuns são a mamoplastia de aumento e a criação da neovagina por inversão da pele peniana. Nesta técnica, uma cavidade neovaginal é criada entre o reto e a uretra e pode trazer consequências, como por exemplo a estenose vaginal. Assim posto, sabe-se que a fisioterapia aplicada no perioperatório de cirurgias, no geral, está associada à melhora significativa nos resultados funcionais e qualidade de vida nos pacientes e ao impedimento de que certas consequências apareçam. Objetivo: Realizar um levantamento da literatura sobre o atendimento fisioterapêutico a mulheres trans submetidas à cirurgia de redesignação sexual e seus efeitos durante o processo perioperatório. Métodos: Foi realizada uma reunião integrativa da literatura, com busca nas bases de dados MEDLINE, BVS, SciELO, PEDro. Foram incluídos artigos publicados entre 2012 e 2022, em inglês e português, que tivessem disponíveis na íntegra. Resultados: foram incluídos dois artigos a serem trabalhados. Todos os trabalhos avaliaram as condições, pré e pós-cirúrgicas, do assoalho pélvico de cada uma das mulheres que passariam pela vaginoplastia de afirmação de gênero; e propuseram um plano de tratamento. Chegando ao resultado que a disfunção do assoalho pélvico é comumente observada em pacientes com disforia de gênero mesmo antes da cirurgia. A fisioterapia pélvica mostrou-se um importante serviço para o período perioperatório no atendimento às pessoas transgênero que buscam a transição cirúrgica.
Descrição: SANTOS, Lucas Denylson Ribeiro Farias. Atuação fisioterapêutica no atendimento de mulheres trans submetidas à cirurgia de redesignação sexual. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29152
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Denylson Ribeiro Farias SantosTCC - Lucas Denylson Ribeiro Farias Santos346.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito490.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.