Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29162
Título: Relato de experiência em aula extraescolar: uso da modelagem no ensino das operações com conjuntos
Autor(es): Cavalcante, Aurilene Amorim Ferreira
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Ensino extraescolar
Conjuntos
Modelagem matemática
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar experiência vivenciada como professora de aula de reforço extraescolar no ensino das operações com conjuntos em aulas com quatro estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando modelagem matemática, de acordo com Burak e Kluber (2016). Para tanto, foi baseado nas ideias metodológicas de Oscar Jara (2017) e de Mussi, Flores e Almeida (2021), para estruturar um relato de experiência nos moldes acadêmicos. Verificou-se a importância das aulas de reforço extraescolar, bem como a realização de aulas utilizando a metodologia da modelagem matemática auxiliou a compreensão das noções relacionadas ao conceito de conjuntos, especialmente com exemplos como jogo de futebol, animais e uso de palitos de fósforo.
Descrição: CAVALCANTE, A. A. F. Relato de experiência em aula extraescolar: uso da modelagem no ensino das operações com conjuntos. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29162
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aurilene Amorim Ferreira CavalcanteTCC - Aurilene Amorim Ferreira Cavalcante1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito220.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.