Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29163
Título: Atitudes linguísticas de discentes de escola pública em assunção-PB em relação ao seu próprio falar
Autor(es): Brito, Emanuel Pompeu de
Palavras-chave: Sociolinguística educacional
Atitudes linguísticas
Variação linguística
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar as atitudes linguísticas de alunos da educação básica de uma escola pública do município de Assunção-PB. Nesse intento, os alunos são de uma turma de 9◦ ano do Ensino Fundamental, concebendo a relevância de avaliar a percepção que os discentes têm acerca da língua, bem como de seu próprio modo de falar. Escolhemos essa temática por sua relevância para a prática docente e pela escassez de trabalhos no que tange às atitudes linguísticas no estado da Paraíba que se preocupem em compreender tal fenômeno por parte dos discentes e como podem afetar o processo de ensino/aprendizagem. Este estudo se baseia nos pressupostos da sociolinguística educacional - em especial no diálogo com questões de atitudes linguísticas, relacionadas ao ensino de língua portuguesa, tendo como aportes teóricos Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (2007, 2014), Labov (2008), Hora (2011), Costa (2019), Morais e Lima (2019) entre outros. Desse modo, entendemos como o ambiente social dos alunos pode influenciar diretamente acerca do que entendem sobre variação linguística, resultando em diferentes formas de agir em sala de aula, policiando suas avaliações com base em noções de “certo” ou “errado”, em referência à norma-padrão. A pesquisa é qualitativa de método intervencionista, pautada no uso de questionário e sequência de atividades que contemplam a análise de atitudes linguísticas, propiciando o combate ao preconceito linguístico no contexto da sala de aula. Com isso, as atitudes demonstradas pelos alunos foram mais positivas, houve também aquelas que se mostraram negativas, mas de forma geral, os alunos se revelaram mais otimistas em relação a seu próprio falar. Portanto, fica em evidência a necessidade da pesquisa que esteja interessada em buscar ações no contexto escolar, auxiliando professores na busca de um desempenho educacional cada vez mais produtivo por parte dos alunos, bem como na constituição de uma pedagogia sensível acerca da variação linguística.
Descrição: BRITO, E. P. Atitudes Linguísticas de discentes de uma escola pública em Assunção-PB em relação ao seu próprio falar. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29163
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Emanuel-VersãoCorrigida.pdfPDF - EMANUEL POMPEU DE BRITO1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CamScanner 09-16-2022 20.12.pdfTermo de Depósito271.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.