Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29170
Título: Uma discussão sobre os métodos de resolução e de estratégias didáticas relativas ao ensino de sistemas de equações de 1º e 2º grau
Autor(es): Costa, Joel Pereira
Palavras-chave: Sistemas de equações lineares
Estratégias de ensino
Metodologias didáticas
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O conteúdo de sistemas de equações é de extrema importância dentro do ensino da matemática, pois desenvolve diversas habilidades nos alunos. Nesse sentido, objetiva-se nesse trabalho, expor de maneira sucinta e clara o conceito de sistemas de equações lineares de 1º e 2º grau, bem como seus métodos de resolução, além de trazer algumas aplicações práticas que podem ser utilizadas em sala de aula pelo professor. Tais aplicações consistem na discussão de questões de matemática contextualizadas, isto é, que relacionam a matéria com situações do cotidiano. A estratégia de resolução dessas questões consiste na aplicação de um passo a passo que contempla a comparação dos métodos de resolução de sistemas, além da representação gráfica feita no software Microsoft Excel. De modo geral, conclui-se que as estratégias de ensino aplicadas neste trabalho, especialmente, a discussão de questões práticas, a elaboração de etapas para solucionar um problema, a comparação de métodos resolutivos e o uso de metodologias mais dinâmicas, como uso de softwares, podem ser aplicadas não só ao conteúdo de sistemas lineares, mas ao ensino da matemática como um todo, sendo esse um caminho metodológico de extrema eficácia para professores e alunos.
Descrição: COSTA, Joel Pereira. Uma discussão sobre os métodos de resolução e de estratégias didáticas relativas ao ensino de sistemas de equações de 1º e 2º grau. 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29170
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joel Pereira Costa.pdfTCC - Joel Pereira Costa717.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito258.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.