Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29195
Título: Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação
Autor(es): Coutinho, Joao Paulo de Andrade
Palavras-chave: Scratch
Python
Lógica de Programação
Data do documento: 3-Mar-2023
Resumo: A lógica de programação é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja aprender a programar. Ela envolve o entendimento de como pensar de forma lógica, ordenada e estruturada com o objetivo de desenvolver algoritmos e resolver problemas de maneira eficiente. No entanto, o desenvolvimento destes conceitos no dia a dia pode acabar criando uma barreira na evolução de muitos alunos, pois em vários casos, requer a capacidade de abstrair situações e pensar de forma abstrata, algo que muitos não estão acostumados a fazer por causa do modo de ensino que foram expostos em anos anteriores na escola. A fim de contribuir para a diminuição dessa problemática, foram realizadas pesquisas que investigaram esse cenário, e paralelamente, a busca de ferramentas alternativas que pudessem aproximar mais o aluno desses conceitos e minimizar as lacunas causadas por eles. Para isso, utilizou-se uma abordagem de comparação, resolvendo alguns exemplos detalhados entre a linguagem de programação Python - que hoje é utilizada na disciplina de Algoritmos - abarcando os componentes da lógica de programação do Bacharelado em Computação da Universidade Estadual da Paraíba e o Scratch, uma ferramenta escolhida por possuir um ambiente de programação rico em mídia e propício à quebra das abstrações. Os exemplos foram trabalhados nas duas linguagens e detalhados linha por linha, mostrando que o Scratch pode ser utilizado como facilitador no ensino dos componentes da lógica em conjunto com outras linguagens.
Descrição: COUTINHO, João Paulo de Andrade. Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29195
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Paulo de Andrade Coutinho.pdfTCC - João Paulo de Andrade Coutinho7.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.