Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29207
Título: O controle de qualidade na conversão do papel higiênico: Uma realidade químico prática
Autor(es): Silva, Emanuella Lima e
Palavras-chave: Controle de qualidade
Papel higiênico
Indústria de papel
Data do documento: 14-Jul-2010
Resumo: Esta monografia investiga o processo de controle da qualidade do papel higiênico produzido por uma indústria papeleira campinense, observando os requisitos que o determinam como eficaz e satisfatório à demanda do consumidor. Este estudo também faz uma retrospectiva da história do papel no mundo e no contexto brasileiro, construindo uma ponte na compreensão do que fomos e do que somos atualmente neste campo tecnológico. Seguidamente, é descrito o processo de tal fabricação, pontuando as fases que o compenetra, tendo como matéria-prima as aparas, ponto de partida para esta investida. É relatada uma experiência construída na citada indústria, o que permitiu a visão sincrônica entre a teoria construída nos bancos acadêmicos e a prática vivenciada no contexto industrial, descrevendo com mais veemência os equipamentos utilizados e suas respectivas funções. O estudo atenta para as relações oriundas deste espaço que expressam ser cuidadas como via favorável à produção. Esta construção está assentada na observação participante e na entrevista livre-conversacional, pela viabilidade que ambos os instrumentos metodológicos têm em aproximar o pesquisador e o campo pesquisado. Constitui-se assim este trabalho com o desejo latente de contribuir para a compreensão da Química viva.
Descrição: SILVA, Emanuella Lima e. O controle de qualidade na conversão do papel higiênico: Uma realidade químico prática. 2010. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29207
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emanuella Lima e Silva.pdfTCC - Emanuella Lima e Silva1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito291.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.