Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29230
Título: A participação do conselho gestor do fundo municipal de habitação de interesse social (CGFMHIS) na cidade de Campina Grande (2013 – 2020)
Autor(es): Mota, Alexleide Soares
Palavras-chave: Política habitacional
Gestão pública
Conselho de habitação
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: No ano de 2010, o município de Campina Grande – PB passou por uma intensa mudança em sua gestão habitacional, em grande parte, pela criação e implementação do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Este Conselho é formado por membros da administração pública do município e representantes de entidades civis ligadas à política habitacional e tem como competência a gestão da política de habitação no município. Entretanto, apesar de todo aparato jurídico que normatiza a sua criação e funcionamento nem sempre as decisões são tomadas a partir de um processo participativo em que a sociedade civil possa intervir nas decisões inerentes a atender as reais necessidades das comunidades. O presente artigo se propõe a abordar a experiência da participação do Conselho Gestor na Gestão Habitacional no munícipio, avaliar seu funcionamento e o impacto dessa gestão democrática na vida das pessoas, de forma que venha identificar possíveis problemas como também apresentar sugestões que possa contribuir com a gestão pública de habitação no município. Dentro desse contexto, buscou-se investigar através de estudos e pesquisas documentais no acervo da Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB, como se deu esse processo e no decorrer desta produção, constatamos sua influência nas regras do Plano Municipal de Habitação de Campina Grande – PB visando a garantia da manutenção dos direitos previstos nas leis federais e municipais, e o mais importante, a efetivação da Política Habitacional do Município em um processo transparente e assistido como resultado dessa participação efetiva do Conselho Gestor.
Descrição: MOTA, Alexleide Soares. A Participação do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS) na Cidade de Campina Grande (2013 – 2020). 2022. 27f. Monografia ( Especialização em Gestão Pública Municipal), Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29230
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexleide Soares Mota.pdfPDF - Alexleide Soares Mota741.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito563.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.