Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29239
Título: Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira
Autor(es): Rocha, Larissa Ferreira
Palavras-chave: Educação financeira
Materiais didáticos
Jogo Piquenique
Educação matemática
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: A Educação Financeira tem como princípio o de formar e conscientizar indivíduos para que saibam interpretar, analisar criticamente e refletir sobre situações cotidianas e tomar decisões, com base no aprendizado de conteúdos matemáticos, considerando que este tema é importante para a formação da cidadania, pois é fonte de conhecimento e conscientização para os consumidores. Com isso, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as potencialidades pedagógicas do uso do jogo Piquenique na perspectiva da Educação Financeira. Assim, entre diversas estratégias metodológicas optamos pelo uso do jogo matemático para ensinar Matemática Financeira, com referência em educar os alunos financeiramente. Ao jogá-lo, buscamos apresentar e relacionar teoria, prática e situações cotidianas com o auxílio do referido jogo devidamente planejado para ensinar matemática Financeira na perspectiva da Educação Financeira, cujo foco é contribuir na formação para cidadania. Tivemos como principais suportes teóricos: D’ Ambósio; Grando e Schneider; Lorenzato, entre outros. Como resultado, observamos muitas vantagens no uso do material citado, na construção e fixação do conteúdo abordado com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Nesse caso, além do jogo, utilizamos vários conceitos matemáticos, mapa mental, questionário e o uso de calculadoras.
Descrição: ROCHA, Larissa Ferreira. Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29239
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Larissa Ferreira Rocha.pdfTCC - Larissa Ferreira Rocha1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.