Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29240
Título: Reflexão sobre a geometria plana abordada nos livros didáticos do nono ano do ensino fundamental
Autor(es): Nascimento, Jefferson Ricelle Silva
Palavras-chave: Geometria
Ensino Fundamental
Livro Didático
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A matemática é considerada uma disciplina muito complexa para grande parte dos alunos, entre outros fatores, acredita-se que isso acontece devido a metodologia de ensino que é aplicada em sala de aula. Diversos professores dos Anos Finais do Fundamental utilizam o livro didático nas suas aulas, mas nem sempre esses livros estão voltados para o cotidiano do aluno e nem apresentam uma metodologia instigante para o seu aprendizado. Este fato motivou o desenvolvimento deste trabalho, que busca analisar os livros didáticos abordam a Geometria Plana no nono ano do Fundamental. A questão norteadora para a execução desse trabalho foi: “Refletir sobre como é abordado a Geometria Plana nos livros didáticos no nono ano do Ensino Fundamental.” Para isso, foi apresentado uma abordagem histórica da Geometria e do livro didático, como também as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a respeito do ensino da Geometria. E, por fim, realizadas algumas reflexões sobre como os conteúdos são abordados em três livros didáticos do nono ano indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), como recurso didático nas aulas de geometria. Nota-se que atividades feitas com o auxílio do livro colaboram com o interesse e aprendizagem da Geometria Plana, propiciando assim ao aluno pensar, conversar e se perguntar. Observando-se também que os livros atuais apresentam no seu decorrer o conteúdo de Geometria Plana, o que já é bem melhor para o aprendizado. Com tudo isso, ainda existem possibilidades de aperfeiçoamento no ensino deste ramo da matemática.
Descrição: NASCIMENTO, Jefferson Ricelle Silva. Reflexão sobre a Geometria Plana abordada nos livros didáticos do nono ano do Ensino Fundamental. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29240
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jefferson Ricelle Silva NascimentoTCC - Jefferson Ricelle Silva Nascimento6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.