Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243
Título: Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de Química
Autor(es): Silva, Osvaldo Oliveira de Araújo
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação docente
Licenciatura em Química
Data do documento: 22-Set-2022
Resumo: O presente trabalho compreende trazer a relevância do programa de residência pedagógica na formação do docente pedagogo, possuindo ênfase na licenciatura em química. O PRP atua no contato direto do estudante em formação com o ambiente escolar, permitindo que o mesmo vincule teoria e a prática com o objetivo de desenvolver por meio das experiências sua própria técnica profissional, trazendo uma modernização ao processo de ensino - aprendizagem. A pedagogia é uma prática educativa que constitui o campo do aprendizado diante dos processos sociais, resultando em diversas modificações ao longo da história das civilizações e com avanço da tecnologia foram desenvolvidas novas dinâmicas educativas que atuam na diversificação da ação pedagógica, provocando alterações nas atividades desempenhadas pelo educador. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica de cunho sistemático, sendo utilizado artigos no Google Acadêmico de trabalhos publicados sobre a residência pedagógica, entre o período de 2019 a 2022. Para resultados e discussões foram selecionados 6 artigos que apresentaram as mudanças existentes na configuração da educação, sendo proposto o uso de jogos dinâmicos e lúdicos para ensinar química. Conclui-se que o programa de residência pedagógica possui grande eficácia no ensino pedagógico, propondo novos métodos interventivos de acordo com a necessidade de cada ambiente escolar, envolvendo a junção da teoria com a prática, promovendo um melhor desenvolvimento das habilidades do futuro profissional, permitindo a realização de um melhor ensino na educação nas escolas.
Descrição: SILVA, Osvaldo Oliveira De Araújo. Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de química. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Osvaldo Oliveira de Araujo Silva.pdfTCC - Osvaldo Oliveira de Araújo Silva400.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito206.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.