Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29257
Título: Avaliação da eficiência no tratamento da água para fins de potabilidade do açude Epitácio Pessoa – Boqueirão-PB
Autor(es): Costa, Jonaelson Amorim da
Palavras-chave: Coliformes totais
Escherichia coli
Qualidade da Água
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: A água é um recurso natural de fundamental importância para a sobrevivência da vida terrestre, bem como para desenvolvimento econômico e bem-estar social. A quantidade e a qualidade das águas doces no planeta sempre foram essenciais para manter os ciclos de vida, a biodiversidade dos organismos e a sobrevivência da espécie humana. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo avaliar os parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água bruta proveniente do açude Epitácio Pessoa - PB (Boqueirão) que chega a estação de tratamento de água (ETA) em Gravatá – PB também avaliar eficiência da mesma, para cumprir as exigências da Portaria vigente GM/MS Nº 888/2021 de acordo com os padrões de potabilidade para consumo humano. As coletas e as análises acima citadas das águas brutas e tratadas seguiram a metodologia Standard Methods for examination water and wasterwater e foram realizadas semanalmente no período de 01 a 30 de julho de 2021, seguiam técnicas apropriadas de representatividade e armazenamento em seguida encaminhadas ao laboratório R1 da CAGEPA – PB, sempre em pares, uma amostra de água bruta e uma amostra da água tratada as mesmas eram analisadas com o propósito de verificar as condições da água bruta, para uma melhor aplicação no tratamento e para a água tratada, sua potabilidade e adequação para consumo humano. Desta forma, mantendo-se o controle de qualidade e verificando a eficiência nesse processo. Com os dados obtidos, foram aplicados os tratamentos mais adequados para se obter uma água dentro dos padrões exigidos pela portaria vigente, observando que o tratamento da água bruta na ETA citada é eficiente, atendendo aos limites contidos nas normativas legais, ou seja, os parâmetros analisados para a água tratada apontam para uma água de consumo humano dentro dos padrões estabelecidos de acordo com a Portaria GM/MS 888-2021.
Descrição: COSTA, Jonaelson Amorim da. Avaliação da eficiência no tratamento da água para fins de potabilidade do açude Epitácio Pessoa - Boqueirão-PB. 2022. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Univesrsidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29257
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonaelson Amorim da CostaTCC - Jonaelson Amorim da Costa3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito177.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.