Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29277
Título: Análise preliminar de risco (apr) em uma empresa de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de serviços de saúde
Autor(es): Santos, Rogerio Lima dos
Palavras-chave: Níveis de risco
Resíduos sólidos
Coleta de resíduos
Serviços de Saúde
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: O contínuo aumento da geração de resíduos sólidos coloca em destaque vários questionamentos para a sociedade, dentre eles, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas, ambos estão conectados e recebem influência da cultura do consumo humano, este fator gera consequências diretas no cotidiano das pessoas e organizações que trabalhem no gerenciamento desses resíduos gerados. Nesta pesquisa, aplicou-se a análise preliminar de riscos em uma empresa de gestão de resíduos de serviços de saúde localizada na cidade de Campina Grande, objetivando a identificação dos agentes ocupacionais, a avaliação dos níveis de riscos existentes e propor medidas para eliminar ou diminuir a exposição do trabalhador a tais riscos. A análise foi realizada por meio da utilização do Programa de Gerenciamento de Riscos e da divisão do Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) que viabilizou o estudo de cada setor da empresa os riscos inerentes de cada função. Os resultados obtidos no estudo, demonstra que os riscos mais frequentes nesse ambiente laboral são os ergonômicos e de acidentes, pois podem estar presentes em todos os setores. O percentual dos níveis de riscos observados foi de 59,5% para o nível 2 (menor), 21,5% para o 3 (moderado), para o nível desprezível 14,2%, e de 4,8% para o nível 4 (sério), na análise realizada não houve ocorrência de riscos de nível crítico. Com esses dados, juntamente com o resultado do mapa de riscos pode-se ter uma clareza de quais os setores do empreendimento oferecem riscos mais graves e quais tipos de riscos são mais frequentes, facilitando assim, a tomada de decisão por parte dos gestores da segurança do trabalho.
Descrição: SANTOS, Rogerio Lima dos. Análise Preliminar de Risco (APR) em uma empresa de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de serviços de saúde. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29277
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rogério Lima dos SantosTCC - Rogério Lima dos Santos554.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito884.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.