Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29282
Título: A utilização da metodologia Scrum em período da pandemia COVID-19: Seus impactos positivos e negativos
Autor(es): Santos, Josênelle Cavalcante
Palavras-chave: Scrum
Pandemia
Trabalho remoto
Metodologia ágil
Data do documento: 3-Mar-2023
Resumo: Com o avanço das tecnologias e seu desenvolvimento em diversas áreas, se faz necessário estudos facilitando a construção de um projeto para a resolução de um devido problema ou necessidade, seja da área de exatas, saúde, educação ou humanas. Em 2020 nos deparamos com mudanças bruscas em nossa rotina, devido à pandemia do COVID-19 e após alguns meses, precisamos reaprender a rotina tanto pessoal como profissionalmente. As empresas, sejam de grande ou pequeno porte, tiveram que se adaptar aos protocolos e medidas sanitárias e a medida foi adotar o trabalho remoto ou home office. Com isso, surgem questões de como as metodologias ágeis, especificamente o framework Scrum, impactaram o gerenciamento de projetos no desenvolvimento de produtos no período da pandemia do COVID-19. Essa pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura analisando os estudos sobre o uso da metodologia ágil Scrum em período pandêmico (2020 a 2022), verificando os impactos da utilização da adoção de práticas ágeis no ambiente remoto, tenham sido eles impactos positivos e/ou negativos.
Descrição: CAVALCANTE, Josênelle Cavalcante. A utilização da metodologia Scrum em período da pandemia COVID-19: Seus impactos positivos e negativos. 2023. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29282
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josênelle Cavalcante Santos.pdfTCC - Josênelle Cavalcante Santos1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito175.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.