Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29285
Título: Inclusão: possibilidades e desafios na educação infantil
Autor(es): Cavalcante, Karina Leite
Palavras-chave: Ensino infantil
Educação especial
Educação inclusiva
Crianças
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A Educação Especial na perspectiva Inclusiva é uma modalidade, na qual as instituições de ensino regulares oferecem ao indivíduo com deficiência, proporcionando o direito deles frequentarem e usufruírem do mesmo espaço e oportunidades. Essa modalidade visa a eliminação das diversas barreiras no ensino aprendizagem e na plena participação desses estudantes no processo educacional. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar na Revista de Educação Especial as possibilidades e os desafios da inclusão para a primeira etapa da Educação Básica. O aporte teórico dessa pesquisa foi: Radabaugh (1993), Oliveira (2000), Fávero (2004) e Salgado (2006). Dessa forma, partimos de uma abordagem qualitativa em educação, que teve como respaldo a pesquisa bibliográfica. A fonte escolhida foi a Revista de Educação Especial, e delimitamos como marco temporal os anos de 2015 a 2021. Com isso, 26 pesquisas fizeram parte do nosso corpus de análise, pois elas tratavam sobre a inclusão de bebês ou crianças de até 5 anos em creches e pré-escolas. Na revista analisada, apesar da quantidade de pesquisas que tratam da inclusão no campo infantil ser limitada, os dados evidenciam a importância de incluir as crianças desde cedo nas escolas, para que consigam ter um desenvolvimento integral. Além disso, os resultados evidenciaram várias metodológicas e recursos que podem ser utilizados no primeiro nível de ensino. Contudo, esta pesquisa aponta à necessidade de mais investigações abordando as temáticas que são pouco investigadas, a saber: o brincar na inclusão de crianças com deficiência, bem como a utilização de recursos para deficientes físicos e as questões que relacionam o professor, a família e a criança deficiente. Sendo assim, esta pesquisa nos ajudou a compreendermos acerca das questões que perpassam a inclusão de crianças na educação infantil. Bem como a importância de recursos e de parcerias para que aconteça uma boa efetivação da proposta pedagógica na primeira etapa da educação básica de forma inclusiva.
Descrição: CAVALCANTE, K. L. Inclusão: possibilidades e desafios na educação infantil. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29285
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karina Leite CavalcantePDF - Karina Leite Cavalcante484.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito159.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.