Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29291
Título: A resistência feminina contra o assédio sexual no hip hop e no funk
Autor(es): Santos, Clarisse da Silva Ribeiro dos
Palavras-chave: Análise do discurso
Assédio sexual
Resistência feminina
Feminismo
Data do documento: 14-Set-2022
Resumo: O presente artigo objetiva analisar como se materializam os discursos de resistência feminina contra o assédio sexual nas letras de músicas dos gêneros hip hop e funk. Para isso, foi levantado o seguinte questionamento: como os discursos de resistência feminina contra o assédio sexual são materializados nas músicas “Respeita as mina", de Kell Smith e “Assédio no vagão", de MC Lynne? Buscou-se analisar a construção dos discursos produzidos nas duas músicas selecionadas a partir dos conceitos de enunciado, ideologia, dialogismo, com base nos estudos discursivos bakhtinianos. A condição feminina, o feminismo e o assédio sexual foram discutidos com base nas ideias de Beauvoir (1967), Bourdieu (2012), Alves e Pitanguy (1985), Pinto (2000) e Aspis (2011). Metodologicamente, a pesquisa realizada tem caráter qualitativo, documental e exploratório. O assédio sexual é um assunto relevante a se discutir, uma vez que é necessário dar visibilidade a essa prática que tem afetado um número significativo de vítimas e ainda continua a acontecer constantemente, seja no espaço físico, seja no virtual, como também pode se tornar um subsídio significativo nas discussões sobre as ideologias machistas que ainda imperam em sociedade. A resistência feminina contra o assédio sexual nas músicas selecionadas tem contribuído na propagação da resistência a posturas machistas e no empoderamento feminino.
Descrição: SANTOS, C. S. R. A resistência feminina contra o assédio sexual no hip hop e no funk, 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29291
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Clarisse da Silva Ribeiro dos Santos (1).pdfTCC - Clarisse da Silva Ribeiro dos Santos643.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito..pdfTermo de Depósito176.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.