Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29327
Título: Autoinseminação e a omissão legislativa: insegurança e implicações jurídicas nas relações homoafetivas femininas
Autor(es): Jatobá, Ana Alice Araújo de Souza Nunes
Palavras-chave: Famílias homoafetivas
Planejamento familiar
Reprodução assistida
Autoinseminação
Data do documento: 20-Jan-2023
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a problemática dos casais homoafetivos femininos que optam pela autoinseminação artificial como meio de realização de seus projetos parentais, trazendo a discussão da ausência de regulamentação normativa no tocante à essa técnica caseira de fertilização. Almejou-se, ainda, realizar uma análise do atual conceito de família com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, destacando as famílias homoafetivas e seus direitos sexuais e reprodutivos e, consequentemente, o direito ao planejamento familiar, para, assim, demonstrar o direito de optar pela técnica da autoinseminação. Discutiu-se, ao longo deste estudo, as técnicas de reprodução humana assistida, classificadas em inseminação artificial e fertilização in vitro (FIV), bem como os tipos de concepção, homólogos ou heterólogos. Para concretização deste trabalho acadêmico, realizou-se levantamento bibliográfico através de fontes científicas, procedentes de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados, a exemplo do Scielo, assim como em legislações, revistas, sites, dentre outros, além da análise de seis jurisprudências. Ao final, restou evidente o direito inerente aos casais homoafetivos femininos para optarem pela técnica de reprodução artificial que esteja de acordo com suas condições socioeconômicas. Em arremate a esta análise, constatou-se a premente necessidade da autoinseminação ser disciplinada normativamente, trazendo a unificação do entendimento e, consequentemente, uma maior segurança jurídica acerca do tema.
Descrição: JATOBÁ, A. A. A. de S. N. Autoinseminação e a omissão legislativa: insegurança e implicações jurídicas nas relações homoafetivas femininas. 2023. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29327
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Alice Araújo de Souza Nunes JatobáTCC - ANA ALICE JATOBÁ (RETIFICADO)794.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTERMO DE DEPÓSITO272.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.