Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29328
Título: Ludicidade na escola: a importância de recorrer aos recursos pedagógicos para produzir aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Costa, Ana Beatriz Bezerra da
Palavras-chave: Educação Infanti
Formação Docente
Recursos didáticos
; Ludicidade
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O nosso artigo desenvolveu-se a partir de um levantamento de pesquisas bibliográficas que analisa a relevância de se trabalhar com a utilização de materiais didáticos na formação docente, investigando esse espaço escolar recreativo e prazeroso no processo de aprendizagem na educação infantil. A realização deste trabalho é de caráter bibliográfico que se classifica em Rego (2001); Vygotsky (1987-2007); Ariés (1978); Santos (2019); Dermeval (1945), dentre outros autores que norteia a compreensão do estudo pesquisado. Despertando aos próprios educadores a levantar os seguintes questionamentos: Qual trabalho metodológico eu quero realizar em sala de aula? E que resultados quero atingir nos meus alunos no final do ano letivo? Sob a luz de pesquisas teóricas de autores ilustres que contribuiu efetivamente para a base desse estudo, visto que a finalidade é refletir e discutir a ação que os instrumentos pedagógicos promovem em no campo educacional, ambiente esse de grande valor para a formação dos educandos, tendo como estímulo o brincar no momento de aprendizagem da criança. A princípio, o lúdico tem um papel fundamental para a educação, pois, resgata a liberdade do aluno, construindo sua criatividade cognitiva, social e afetivo, ou seja, melhora sua interação de trocar ideias com seus colegas e professores, havendo uma possibilidade de se abrir e expressar-se melhor para o conhecimento e as demais pessoas que lhe cercam. Como educadores precisamos planejar uma metodologia que ressignifique a educação, com ou sem tecnologias em escolas, ou seja, a utilização de ferramentas possibilita acesso ao mundo de conhecimento no mundo, desempenhando o desenvolvimento cognitivo do aluno, permitindo despertar seus saberes produzidos no cotidiano escolar, como também trabalhando a sua capacidade de formar-se enquanto aprendiz cumpra deveres escolares sem carregar o fardo de um estudo tradicional. A escolha da temática se justifica desmistificar a eficácia que o lúdico colabora para o desenvolvimento educacional, garantido o futuro da criança com mais autonomia mediante a práxis do professor, tal qual visa apresentar também a emblemática histórica que a educação infantil percorreu até o eixo contemporâneo. A estruturação dá seguimento à introdução que abrange a figura do educador na escola, dando continuidade com o objetivo que gera indagações sobre a questão-problema reconhecendo como as atividades lúdicas instigam o desenvolvimento da criança estudar, é nessa fase de latência que ele inicia sua construção de referência e vai se modificando sua personalidade na sociedade em decorrência do tempo e espaço.
Descrição: Costa, Ana Beatriz Bezerra da. Ludicidade na escola: a importância de recorrer aos recurso pedagógicos para produzir a aprendizagem na educação infantil. 22 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) - Universidade EStadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29328
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Depósito[1] (2) (1).pdf206.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ANA BEATRIZ BEZERRA DA COSTA - DOCX - ATUALIZADO (1) (2) (5).pdf406.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.