Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29333
Título: Assédio judicial: o uso abusivo do direito de acesso à justiça no contexto da violência de gênero
Autor(es): Maciel, Mylena Marques
Palavras-chave: Acesso à justiça
Uso indevido de direitos
Violência de gênero
Data do documento: 17-Jan-2023
Resumo: O principal objetivo deste estudo consiste em analisar o exercício abusivo do direito de ação no contexto da violência de gênero, por meio das demandas opressivas. A tese centraliza sua reflexão no desvirtuamento do acesso à justiça pelos agressores com o objetivo de intimidar e perseguir suas vítimas utilizando-se do judiciário. O tema visa, sobretudo, compreender os desdobramentos do assédio judicial no âmbito da violência de gênero. Para isso, buscamos primeiramente localizar o tema, discorrendo sobre o direito fundamental de acesso à justiça e o direito de ação, esclarecendo que o uso indevido desses direitos é a porta de entrada das demandas opressivas. Em seguida, caminhamos pelo conceito e a evolução histórica da violência de gênero. A segunda parte do trabalho investiga, detidamente, os desdobramentos negativos do assédio judicial, como um instrumento que promove a mitigação da liberdade expressão das vítimas, sublinhando as situações mais recorrentes dessa utilização ilegítima do direito de acesso à justiça. Utilizamos a metodologia qualitativa, considerando que a presente pesquisa não tem como propósito a elaboração de bases estatísticas, apesar de em alguns momentos serem verificadas informações provenientes da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), com o intuito de explicar a implicações decorrentes do assédio judicial no campo das políticas públicas de enfrentamento a violência de gênero.
Descrição: MACIEL, Mylena Marques. Assédio judicial: o uso abusivo do direito de acesso à justiça no contexto da violência de gênero. 2023. 35f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29333
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mylena Marques Maciel502.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito110.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.