Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29347
Título: O Shopping Cidade Luz e as transformações socioespaciais em Guarabira/PB
Autor(es): Borba, Geisa Karla de Oliveira
Palavras-chave: Bairros
shopping center
Transformações
Data do documento: 5-Dez-2020
Resumo: Diante das mudanças espaciais que empreendimentos imobiliários proporcionam nas cidades, uma nova dinâmica surge a partir desses elementos urbanos recém instalados. Sendo assim, o estudo consiste sobre as mudanças espaciais ocorridas em dois bairros, na cidade de Guarabira/PB a partir do Shopping Center Cidade Luz. Teve-se como objetivo analisar as transformações socioespaciais nos bairros Areia Branca e Rosário a partir da implantação do Shopping Cidade Luz, bem como identificar os novos espaços construídos, através da valorização das localidades e discutir a atuação dos agentes sociais. Para a elaboração do trabalho foi necessário levantamento bibliográfico, tendo como referências basilares os estudos de Carlos (2007), Villaça (2007), Santos (2016) entre outros, assim como uma investigação documental em órgãos públicos, que configurou a abordagem qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa de campo foi realizada nos bairros Areia Branca e Rosário no período de fevereiro a março e retomada em maio de 2020, que possibilitou a análise das transformações socioespaciais, do mesmo modo que foram realizadas 49 entrevistas semiestruturadas, que viabilizou a sistematização das informações e análise de dados com leituras contínuas, fazendo comparações entre os bairros estudados. O shopping Center Cidade Luz atraiu novas unidades residenciais, estabelecimentos comerciais e de serviços, uma vez que oportunizou melhorias na infraestrutura, tendo a atuação de diferentes agentes no processo em transformar o espaço como o Estado, corretores locais e não locais, construtores e moradores, além de terras para a especulação imobiliária. Contudo, o Shopping Cidade Luz participa de uma lógica na organização espacial, por estar localizado entre as principais avenidas da cidade, e assim atrai novos empreendimentos imobiliários, habitações, comércio e serviços, fluxos de pessoas, veículos e mercadorias, mas ainda não gerou centralidade. Portanto, contribui nos processos das transformações socioespaciais.
Descrição: BORBA, G. K. de O. O Shopping Cidade Luz e as transformações socioespaciais em Guarabira/PB. 2020. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29347
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geisa Karla de Oliveira Borba.pdfPDF - Geisa Karla de Oliveira Borba2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito66.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.