Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29359
Título: Resolução de problemas geométricos no geoplano utilizando a Fórmula de Pick
Autor(es): Arruda Filho, José Jarbas Marcelino de
Palavras-chave: Fórmula de Pick
Resolução de problemas matemáticos
Geoplano
Geometria
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: Tendo em vista as dificuldades que encontramos nas escolas públicas brasileiras é possível afirmar que, na maioria das vezes o ensino da Geometria é deixado um pouco de lado e até, muitas das vezes, acaba sendo esquecido. Porém, essa área da Matemática necessita também de atenção, considerando a sua relevância. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, um estudo de caso, cujo objetivo geral foi descrever como os estudantes fazem resoluções de problemas com o uso do Geoplano e redes de pontos, utilizando a Fórmula de PIck. Para tanto trabalhamos com uma turma do 1° ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública no município de Gado Bravo–PB, com estudante entre 16 e 17 anos. Realizamos dois estudos de caso, que formaram dois grupos e cada grupo possuía três estudantes, formando assim, o Grupo de José e o Grupo de Sophia Os resultados sugerem que os grupos apresentaram desenvolvimento satisfatório em resoluções de problemas utilizando o Geoplano e a Fórmula de Pick, para cálculo de área.
Descrição: ARRUDA FILHO, José Jarbas Marcelino de. Resolução de problemas geométricos no geoplano utilizando a Fórmula de Pick. 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29359
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Jarbas Marcelino de Arruda FilhoTCC - José Jarbas Marcelino de Arruda Filho3.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito143.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.