Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29362
Título: A adúltera realista no romance “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida
Autor(es): Fuch, Kênnia Christyellen Ferreira
Palavras-chave: Realismo
Feminino
Sexualidade
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção da personagem adúltera feminina dentro da literatura realista, tomando como base o romance “A Falência” (1901), de Júlia Lopes de Almeida. Para isso, retomaremos brevemente as manifestações de adultério feminino mais famosas no quadro da Era Realista, dentre elas, citaremos as personagens Anna Karenina, Emma Bovary, Luísa e Capitu, que ficaram conhecidas pelos desfechos trágicos de seus casos extraconjugais. Trata-se, assim, de uma pesquisa bibliográfica, tendo como foco a análise do texto literário e utilizando, como base na busca da compreensão das características sociais, psicológicas e físicas que são comumente retratadas nas narrativas que contemplam as personagens femininas devastadas pelo adultério, textos de Simone de Beauvoir, Alfredo Bosi e Sigmund Freud, entre outros. Assim, a personagem Camila, do romance A Falência, surge com uma representação atípica, uma adúltera singular, que não tem o fim trágico tradicional das obras da Era Realista.
Descrição: FUCH, K. C. F. A adúltera realista no romance “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29362
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ADÚLTERA REALISTA NO ROMANCE “A FALÊNCIA”, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA.pdfPDF - KÊNNIA CHRISTYELLEN FERREIRA FUCH834.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito136.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.