Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29366
Título: O processo formativo vivenciado no PIBID e na residência pedagógica: subprojeto Pedagogia/UEPB - relato de experiência
Autor(es): Leite, Cynara Maria Dantas Vieira
Palavras-chave: Relato de experiência
Iniciação à docência
Residência pedagógica
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso configura-se como um relato de experiência através do qual descrevo algumas atividades desenvolvidas a partir das vivências enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) entre 2018 e 2020, na EMEF João Ferraz do município de Queimadas/PB, e no Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) no período de outubro/20 a março/21, na EMEF Rivanildo Arcoverde em Campina Grande/PB, subprojetos vinculados ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (Campus I – Campina Grande-PB). Consideramos que as experiências de iniciação a docência vivenciadas em tempos, contextos e programas de formação inicial de professores distintos foram extremamente importantes, pois, apesar da segunda experiência ter sido vivenciada num contexto diferente, desconhecido e complexo, ambas contribuíram para o nosso processo formativo, pois, possibilitaram a vivência pedagógica seja na materialidade das relações no espaço escolar concreto, seja no ambiente virtual, que certamente contribuíram para nos apropriar dos saberes docentes no cotidiano da escola, somado aquilo que aprendemos por meio dos referenciais teóricos na Universidade.
Descrição: LEITE, C. M. D. V. O processo formativo vivenciado no PIBID e na residência pedagógica: subprojeto Pedagogia/UEPB - relato de experiência. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29366
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cynara Maria Dantas Vieira Leite.pdfTCC - Cynara Maria Dantas Vieira Leite.pdf732.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito.pdf130.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.