Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lucena, Micheline Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-03T23:59:22Z | - |
dc.date.available | 2023-06-03T23:59:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.926 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29369 | - |
dc.description | LUCENA, M. G. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : compreendendo para aprimorar as práticas pedagógicas . 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental comum na infância e que pode persistir na idade adulta. Atualmente, o TDAH tem sido foco de diversos estudos em razão de ainda ser um tema que inquieta pais e professores, além de gerar controvérsias para estudiosos e pesquisadores. Diante do exposto, surgiu a questão de: como a literatura científica apresenta o TDAH? Assim, decidimos realizar um estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar as principais características do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, destacando conhecimentos necessários aos professores para aprimorar as práticas pedagógicas junto a crianças com TDAH. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de Revisão Bibliográfica em bases de dados: Científica Eletrônico Library Online – Scielo, Google Acadêmico e Periódico Capes. Foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a 2022), em português, que foram selecionados por meio das seguintes palavras-chave: TDAH and escola e TDAH and prática pedagógica. Dentre os textos analisados, alguns dos principais teóricos e autores que embasaram este artigo sobre TDAH foram Costa (2022), Justino; Bolsoni-Silva (2022), Rossow e Duarte (2022). E sobre ludicidade e inclusão dialogamos com as ideias de Huizinga (2008), Lopes (2005), Luckesi (2002, 2007 e 2005), Massa (2015) e Freire (2008). Diante do que foi analisado, foi feita uma aproximação conceitual ao TDAH e em seguida o tema foi abordado considerando as questões do contexto escolar, defendendo a inclusão e as vivências lúdicas como um caminho para uma nova forma de construção do conhecimento e de transformação da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH): compreendendo para aprimorar as práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Micheline Gomes de Lucena.pdf | PDF - Micheline Gomes de Lucena | 319.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de Depósito | 70.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.