Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucena, Micheline Gomes de-
dc.date.accessioned2023-06-03T23:59:22Z-
dc.date.available2023-06-03T23:59:22Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.otherCDD 371.926-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29369-
dc.descriptionLUCENA, M. G. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : compreendendo para aprimorar as práticas pedagógicas . 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental comum na infância e que pode persistir na idade adulta. Atualmente, o TDAH tem sido foco de diversos estudos em razão de ainda ser um tema que inquieta pais e professores, além de gerar controvérsias para estudiosos e pesquisadores. Diante do exposto, surgiu a questão de: como a literatura científica apresenta o TDAH? Assim, decidimos realizar um estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar as principais características do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, destacando conhecimentos necessários aos professores para aprimorar as práticas pedagógicas junto a crianças com TDAH. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de Revisão Bibliográfica em bases de dados: Científica Eletrônico Library Online – Scielo, Google Acadêmico e Periódico Capes. Foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a 2022), em português, que foram selecionados por meio das seguintes palavras-chave: TDAH and escola e TDAH and prática pedagógica. Dentre os textos analisados, alguns dos principais teóricos e autores que embasaram este artigo sobre TDAH foram Costa (2022), Justino; Bolsoni-Silva (2022), Rossow e Duarte (2022). E sobre ludicidade e inclusão dialogamos com as ideias de Huizinga (2008), Lopes (2005), Luckesi (2002, 2007 e 2005), Massa (2015) e Freire (2008). Diante do que foi analisado, foi feita uma aproximação conceitual ao TDAH e em seguida o tema foi abordado considerando as questões do contexto escolar, defendendo a inclusão e as vivências lúdicas como um caminho para uma nova forma de construção do conhecimento e de transformação da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleTranstorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH): compreendendo para aprimorar as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Micheline Gomes de Lucena.pdfPDF - Micheline Gomes de Lucena319.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito70.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.