Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Cristina Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T22:54:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T22:54:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29407 | - |
dc.description | FERREIRA, A. C. M. A importância dos jogos químicos para o ensino médio. 2015. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em discutir a importância de atividades lúdicas e sua utilização como alternativas pedagógicas no ensino de Química na sala de aula, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O tema escolhido se deu a partir de experiências vividas com alunos durante um projeto de extensão da CAPES, onde se percebeu as dificuldades em compreender os conteúdos de Química e suas carências por aulas diferenciadas. Os jogos "Dominó da Química" e "Batalha Química" foram adaptados da sua forma original e utilizados como uma sugestão metodológica motivadora da aprendizagem dos conteúdos: "sistemas, substâncias puras, misturas e processos de separação de misturas", utilizando materiais simples e de fácil acesso. Esses jogos mostraram ser uma ferramenta muito útil, despertando o interesse, concentração e pensamento crítico dos alunos. A pesquisa foi alcançada através de um levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo com abordagens quanti-qualitativa. Os jogos confeccionados foram aplicados a um grupo de alunos do 1º Ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante na cidade de Paulista - PB, no turno matutino, com o intuído de proporcionar uma metodologia inovadora e atraente, pois a principal causa da desmotivação dos alunos é quase sempre acarretada pela metodologia tradicional adotada pelos professores. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostraram que os jogos possuem uma grande função educativa, favorecendo o interesse do aluno em desenvolver sua criatividade e resgatando sua aprendizagem de maneira significativa e descontraída. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos químicos para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Cristina Moreira Ferreira | TCC - Ana Cristina Moreira Ferreira | 13.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 283.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.