Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477
Título: | Uma princesa nada boba, de Luiz Antonio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula |
Autor(es): | Silva, Juliana Soares da |
Palavras-chave: | Representatividade feminina negra Sequência básica Literatura infantil e juvenil Ensino |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Resumo: | O presente estudo busca evidenciar a relevância da abordagem didática em sala de aula com obras literárias que apresentam a representatividade feminina negra, destacando o desenvolvimento de personagens que fogem das clássicas representações estereotipadas. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é propagar a representatividade feminina negra em sala de aula, dando ênfase à representação das personagens negras na Literatura Brasileira. Com isso, buscamos evidenciar aos alunos a relevância de conquistas femininas negras historicamente silenciadas. Nesse viés, essa produção justifica-se pela necessidade de explorar as possibilidades de atuação com a literatura não-canônica, as quais transcendam a ilustração de nossa sociedade que ainda apresenta reflexos do sistema escravocrata, racista e patriarcal. Diante disso, para dar base ao nosso estudo, amparamo-nos nos postulados de Capello (2010), Colomer (2015), Sousa (2018), Cosson (2012), entre outros estudiosos da área de Literatura e ensino. A metodologia desse trabalho ocorreu a partir da aplicação de quatro aulas, fundamentadas num viés metodológico sociointeracional, que comportam os passos da sequência básica de Cosson (2012), para a qual selecionamos o poema-narrativo infantojuvenil Uma princesa nada boba (2011), de Luiz Antonio, desenvolvendo uma abordagem com foco na representatividade de personagens femininas negras, por meio da personagem principal, Stephanie/Odara. Como resultado, mostramos ser possível trabalhar, em sala de aula, a importância da representatividade negra por meio da Literatura infantojuvenil e, com isso, resgatar e valorizar as culturas africana e afro-brasileira, historicamente silenciadas. |
Descrição: | SILVA, Juliana Soares da. Uma princesa nada boba, de Luiz Antônio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula. 2023. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Juliana Soares da Silva | TCC - Juliana Soares da Silva | 3.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 378.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.