Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29480
Título: Psicologia e Educação Matemática: as relações entre raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo sob a ótica dos estudos piagetianos
Autor(es): Feitosa, Andressa Pereira
Palavras-chave: Raciocínio lógico
Desenvolvimento cognitivo
Teorias piagetianas
Educação Matemática
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: A pesquisa descrita neste trabalho tem como temática central as relações entre o Raciocínio lógico com o Desenvolvimento cognitivo. O objetivo geral deste estudo foi compreender as relações entre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem da matemática, em especial no que se refere ao raciocínio lógico, sob a ótica dos estudos de Piaget. Nesse sentido, para discutirmos os processos envolvidos no desenvolvimento cognitivo das crianças lançamos mão dos estudos desenvolvidos por Piaget que tratam do desenvolvimento cognitivo, estágios de desenvolvimento associados à aprendizagem e a teoria do construtivismo. Definimos a pesquisa ora abordada como sendo foi do tipo qualitativa e bibliográfica, tendo como fontes principais artigos publicados em revistas/congressos, SciElo, ECCOM, e-Curriculum, entre outras. A análise dos dados obtidos demonstrou que no momento em que somos estimulados a pensar de forma lógica, ou seja, raciocinar de forma lógica, estamos contribuindo para o desenvolvimento cognitivo de quem o pratica. Evidenciamos que o conhecimento matemático é fundamental para a compreensão de alguns aspectos da realidade, e que é uma ferramenta extremamente necessária para resolver problemas de diferentes áreas do conhecimento, tendo uma representação interna envolvendo o raciocínio lógico com linguagem específica e que sendo alimentada de forma contínua acarreta no desenvolvimento cognitivo.
Descrição: FEITOSA, A. P. Psicologia e Educação Matemática: as relações entre raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo sob a ótica dos estudos piagetianos. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29480
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Pereira Feitosa.pdfPDF - Andressa Pereira Feitosa1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito464.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.