Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29521
Título: Os efeitos da psicomotricidade na intervenção motora de crianças com TEA
Autor(es): Montenegro, Luiza Thalita Cordeiro
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Desenvolvimento motor
Funções cognitivas
Data do documento: 30-Mai-2023
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social e comunicação, presença de comportamentos restritivos e repetitivos, que acarretam atrasos significativos nas áreas emocionais, sensoriais, motoras e cognitivas. Diante de suas particularidades, pessoas com autismo necessitam de tratamento especializado para a minimização dos seus atrasos, e potencialização de suas habilidades, um desses tratamentos é realizado através da psicomotricidade, ciência que atua visando o desenvolvimento motor integrado as funções cognitivas num contexto social, em que pessoa com autismo é exposta a estímulos que tendem a reduzir atrasos motores. O objetivo desse trabalho foi relatar minha experiência como estagiária na Associação Campinense de Pais de Autistas – ACPA, que fica localizada na cidade de Campina Grade – PB e atende pelo Sistema Único de Saúde. Os estágios ocorreram de segunda a sexta, das 7h30 às 12h, sendo 30 minutos de terapia individualizada. Trabalhar com crianças com TEA não é uma tarefa fácil, e variam entre grandes evoluções ou sessões com poucos minutos de engajamento, suscetíveis a crises e oposição, porém laços são criados a cada nova semana em que percebemos avanços motores, afetivos, cognitivos e de comunicação. Além do desafio em atuar nessa área, precisamos constantemente nos manter capacitados, já que a psicomotricidade é uma ciência nova, e os diagnósticos de TEA estão cada vez mais comuns, sendo clara a urgência em estarmos preparados para inserir essas pessoas na sociedade da maneira mais acessível possível, dentro de suas limitações.
Descrição: MONTENEGRO, Luiza Thalita Cordeiro. Os efeitos da psicomotricidade na intervenção motora de crianças com TEA: relato de experiência. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29521
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito .pdfPDF - Termo de Depósito4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Luiza Thalita Cordeiro Montenegro .pdfTCC - Luiza Thalita Cordeiro Montenegro710.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.