Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29576
Título: O texto literário nas aulas de língua espanhola
Autor(es): Ribeiro, Ana Mércia Fernandes
Palavras-chave: língua espanhola
Textos literários
Formação de leitores
Data do documento: 7-Jul-2023
Resumo: O uso de textos literários nas aulas de língua estrangeira, no caso o espanhol, configura-se como uma prática favorável para a obtenção de avanços linguísticos, por ter como função ser fonte de conhecimento, conservar e difundir uma cultura além de educar a sensibilidade artística. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral discutir a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola. E como objetivos específicos: evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode se tornar uma ferramenta relevante no processo de ensino-aprendizagem do espanhol; discutir o processo de mediação leitora utilizada pelos docentes para diminuir algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos no uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola e enfatizar sua importância na formação cidadã dos discentes. Quanto a metodologia adotada, caracteriza-se como uma pesquisa do tipo bibliográfica, por desenvolver de forma independente um aporte teórico para este estudo. O tema conta com um arcabouço teórico como o de Bezerra, Santos e Moura (2019), Silva e Cardoso (2021), Silva (2022), entre outros autores que trazem uma significativa contribuição bibliográfica a essa pesquisa. Os resultados obtidos ressaltam a importância do tema em seu aspecto conceitual e na formação de leitores; destaca o ensino da língua espanhola e a utilização de textos literários como elementos válidos que contribuem para formação intelectual e social dos alunos; e, trazem uma abordagem reflexiva sobre o docente e o texto literário dentro do contexto mediador no ensino da língua estrangeira.
Descrição: RIBEIRO, A. M. F. O texto literário nas aulas de língua espanhola. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29576
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Mércia Fernandes Ribeiro.pdfPDF - Ana Mércia Fernandes Ribeiro539.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.