Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2960
Título: A nacionalidade da criança adotada internacionalmente
Autor(es): Juvino, Mylena Rayana da Rocha
Palavras-chave: Adoção internacional
Nacionalidade
Equiparação filiar
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: Este artigo mostra a busca no âmbito internacional, através de convenções, pela diminuição dos casos da anacionalidade e atribuição do valor de direito fundamental à nacionalidade, assim como o dever de sua aplicação ser extensiva a todos. Trata dos efeitos da sentença constitutiva de adoção internacional em relação à questão da nacionalidade da criança adotada internacionalmente, e tem o intuito de uma melhor aplicação do princípio do superior interesse da criança, ao passo que busca dirimir a possível discriminação, que fere o direito de igualdade entre irmãos, previsto no Direito Civil, que encontra uma barreira na Constituição Federal, no tocante ao fato de o rol da nacionalidade ser taxativo, e não abranger as crianças adotadas internacionalmente na parte que trata dos brasileiros natos. Chegando ao entendimento que o antigo posicionamento em relação a este tema, baseado em uma época em que adoção internacional não era tão comum, deve-se adaptar à atual configuração da sociedade internacional, com o fim de ampliar e melhor aplicar este direito fundamental.
Descrição: JUVINO, Mylena Rayana da Rocha. A nacionalidade da criança adotada internacionalmente. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2960
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mylena Rayana da Rocha Juvino.pdfMylena Rayana da Rocha Juvino414.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.