Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29614
Título: O curta-metragem como recurso didático no processo de aprendizagem de espanhol no Ensino Fundamental
Autor(es): Campos, Karoline Raiane de Oliveira
Palavras-chave: Curta-metragem
Ensino de Língua Espanhola
Ensino remoto
Recurso didático
Data do documento: 10-Jul-2023
Resumo: A pandemia da Covid-19 transformou o mundo e, nessas mudanças, a forma como se deram as relações de ensino-aprendizagem também foram afetada: passamos do ensino presencial ao ensino remoto, e os professores precisaram adaptar a forma que ministravam aulas para este contexto. Entendendo as particularidades do ensino remoto, este trabalho propõe uma sequência de atividades para motivar os estudantes em aulas ministradas neste contexto. Desta forma estabelece-se como objetivo geral, analisar a importância do curta-metragem como recurso didático para o ensino de língua espanhola na modalidade remota e, como objetivos específicos: mostrar as contribuições dos recursos audiovisuais para o ensino de língua e desenvolver uma proposta de atividade com o curta-metragem Cuerdas para alunos do Ensino Fundamental II. Para sua concretização, utilizamos os escritos de Behar (2020), Novo (2020) e Gomes (2021) que tratam sobre o ensino remoto emergencial e a pandemia da Covid-19, além dos trabalhos de Gargallo (2001), Mecías e Rodríguez (2009), Santos (2013), Dionísio (2015), Gomes (2021) que versam sobre o uso de materiais audiovisuais nas aulas de ELE. A proposta de atividade foi inspirada no trabalho de Asensi (2008) e apresenta uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar o curta-metragem Cuerdas, além de motivar a discussão acerca de alunos com deficiência e a manifestação da empatia. Espera-se que este trabalho possa ser útil para professores que ainda ministram aulas de forma remota e sirva como ferramenta prática de ensino de língua espanhola.
Descrição: CAMPOS, K. R. O. O curta-metragem como recurso didático no processo de aprendizagem de espanhol no Ensino Fundamental. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29614
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoline Raiane de Oliveira Campos.pdfPDF - Karoline Raiane de Oliveira Campos904.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito311.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.