Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29623
Título: Análise linguística/semiótica na BNCC e na PC-PB: um estudo comparativo sobre a abordagem do eixo nos documentos curriculares do Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, Danielle da Silva
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Eixo AL/S
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Proposta Curricular do Estado da Paraíba - PC-PB
Educação Básica
Data do documento: 11-Jul-2023
Resumo: No que se refere ao componente Língua Portuguesa (LP), há um embate de perspectivas e concepções pedagógicas acerca da melhor metodologia a ser utilizada em sala de aula, podemos perceber isso na própria configuração do componente ao longo do tempo, determinada por documentos curriculares nacionais da área. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017/2018, iniciou-se um processo de implementação, no qual os Estados e Municípios (re)elaboraram suas propostas curriculares. A Proposta Curricular do Estado da Paraíba: Educação Infantil e Ensino Fundamental (PC-PB), homologada em 2018, baseada na BNCC, organiza o componente em eixos: leitura/escuta; produção textual, oralidade e análise lingística/semiótica. Diante disso, o referido trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dado ao eixo análise linguística/semiótica nos documentos norteadores de Ensino Fundamental: a BNCC e PC-PB. Essa pesquisa possui respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e documental. Em relação ao aporte teórico, destacamos Lino de Araújo (2014-2020), Geraldi ([1984] 1997), Bezerra e Reinaldo (2020), por versarem sobre a análise linguística e seu processo de ensino e aprendizagem; e Silva (2020;2022) e Nascimento (2022) por pesquisarem sobre a construção e contextualização dos atuais documentos curriculares norteadores da Educação Básica. A análise de dados constatou que os documentos analisados exploram o eixo análise linguística/semiótica como eixo de ensino transversal, em relação aos demais eixos, com competências e habilidades, objeto de conhecimento/conteúdos e objetivos de aprendizagem próprios em toda etapa escolar do Ensino Fundamental, cujo foco são atividades de natureza comunicativo-discursiva. Dentre estes aspectos, percebemos que em comparação à BNCC, a PC-PB detalha e amplia o trabalho com o eixo Análise Linguística/Semiótica nos seguintes aspectos estudados: objetos de conhecimento/conteúdo, ao especificar os conteúdos gramaticais; e objetivos de aprendizagem/habilidade, ao estabelecer orientações para o trabalho do eixo AL/S em outros eixos de ensino. A PC-PB propõe que planejamento e avaliação são atividades intencionais, ideológicas, reflexivas e articuladas. Por conseguinte, percebemos que as orientações para o trabalho com o eixo AL/S na Educação Básica, dadas pelos documentos, complementam-se com foco em conhecimentos voltados para capacidades de desenvolver suas habilidades de modo eficaz, a produção de textos orais e escritos e as práticas discursivas com foco em sua função social.
Descrição: SANTOS, D. S. Análise linguística/semiótica na BNCC e na PC-PB: um estudo comparativo sobre a abordagem do eixo nos documentos curriculares do Ensino Fundamental. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29623
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle da Silva Santos.pdfPDF - Danielle da Silva Santos7.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito394.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.