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Título: Empatia entre professor e aluno: práticas para uma relação de ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Tamara Pereira da
Palavras-chave: Formação docente
Afetividade na educação
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 11-Jul-2023
Resumo: A empatia, termo surgido no século XIX, traduz um sentimento diretamente ligado ao altruísmo. Está presente na maioria dos seres humanos e significa a capacidade de um indivíduo sentir pelo outro, colocando-se no seu lugar, levando à compreensão de alguém para com outrem. Na sala de aula, a empatia se faz importante nas relações interpessoais de professores e alunos, influenciando no processo de ensino-aprendizagem, no qual o professor desempenha um papel fundamental em promover um ambiente empático na sala de aula, apesar de não ser o único responsável. Partindo dessas considerações, este trabalho pretende analisar a importância da empatia no ensino-aprendizagem. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em materiais publicados online, como artigos e livros. Foi possível concluir que, no que tange ao professor, pode-se adotar posturas empáticas na prática docente a fim de incorporar e incentivar os alunos no desenvolvimento da empatia na sala de aula.
Descrição: SILVA, T. P. Empatia entre professor e aluno: práticas para uma relação de ensino-aprendizagem. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29635
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