Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29640
Título: O empreendedorismo têxtil no município de São Bento/PB: um estudo sob o contexto empresarial industrial
Autor(es): Medeiros, Daniel Welley Santos de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Indústria têxtil
Agente socioeconômico
Data do documento: 7-Jun-2023
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade da dinâmica industrial têxtil frente aos segmentos dos processos, produção e desenvolvimento, considerando o papel dos colaboradores como agentes socioeconômicos na perceptiva industrial no Município de São Bento-PB. Para-tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a ciência econômica administrativa, empreendedorismo e empreendedor e o contexto empresarial sob a ótica da indústria e o comércio para subsidiar teoricamente. A proposta metodológica foi através do método quanti-qualitativo. Teve como objetivo obter uma compreensão mais completa dos fatores investigados, utilizando dados numéricos e descritivos. A técnica de amostra foi a amostragem por conveniência, contemplada pela investigação e descrição, por meio de questionários semiestruturados aplicado através da Plataforma Google Forms 2010 e observações em campo, ou seja, in loco. Os resultados foram apresentados em gráficos gerados no Google Drive 2010, passando a gerar as respostas pertinentes a este estudo, e com relação às imagens fotográficas (celular) foram extraídas de forma presencial. Os resultados e discussão versaram de um levantamento junto aos empresários das indústrias têxtil de São Bento, visando compreender a prática do desenvolvimento local de produtos e da dinâmica indústria têxtil, tendo como foco a percepção dos empresários sobre os colaboradores. A conclusão desse trabalho se deu a partir do delineamento do objetivo geral, que foi identificar, avaliar e investigar a capacidade da dinâmica industrial têxtil frente aos segmentos dos processos, produção e desenvolvimento, considerando o papel dos colaboradores como agentes socioeconômicos na perceptiva industrial, a partir da tendência do desenvolvimento local-regional. A pesquisa teve limitações de informações diante dos empresários e as sugestões para futuros trabalhos consistem em uma abertura acadêmica nas estruturas das organizações indústrias têxteis, que demonstrem lealdade e confiança nos aspectos investigados para serem analisadas pelas ciências. Foi notório que as empresas desenvolvem suas atividades de forma diferenciada (cultura artesanal e técnica), muitas vezes sem apoio do Estado para impulsionar as atividades dos microempreendedores.
Descrição: MEDEIROS, D. W. S. O empreendedorismo têxtil no município de São Bento-PB: um estudo sob o contexto empresarial industrial. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) — Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29640
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniel Welley Santos de MedeirosTCC - Daniel Welley Santos de Medeiros1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito430.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.