Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29647
Título: Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social?
Autor(es): Mariz, Jakson Rodrigues
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Educação Financeira
Estratégia didática
Justiça social
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: A educação financeira é uma estratégia de ensino eficiente na educação básica, pôde-se notar, a partir do gerenciamento de práticas sociais, que o sujeito se relaciona com o objeto (conhecimento) conscientemente ao organizar e utilizar os saberes escolares no cotidiano, inferindo na qualidade de vida. Posto isso, têm-se como objetivo verificar se a utilização dos conteúdos imbricados na educação financeira no Ensino Fundamental II com alunos da E.M.E.F Dep. Janduhy Carneiro na cidade de Cajazeirinhas-PB. A amostra obtida foi de aproximadamente 160 alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários autopreenchidos. Os alunos responderam a perguntas que vão desde suas finanças pessoais até tópicos diretamente relacionados as finanças corporativas. A partir dos resultados, pode-se concluir que os alunos possuem um bom nível de educação financeira, visto que a maioria dos alunos afirma ser capaz de utilizar seus próprios recursos financeiros. Os pesquisados afirmam que o ambiente familiar é a principal fonte de conhecimento sobre educação financeira, o que ajuda a verificar a importância da família no processo de aprendizagem e formação do indivíduo. Assim, conclui-se que a maioria da amostra da investigação usufrui de uma vida financeira ativa associada a conhecimentos financeiros e boas condições para gerir os seus negócios financeiros.
Descrição: MARIZ, J. R. Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social?. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29647
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jakson Rodrigues MarizTCC - Jakson Rodrigues Mariz417.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito82.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.