Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2965
Título: Desoneração da folha de pagamento: aspectos que são controversos na contribuição previdenciária substitutiva
Autor(es): Ribeiro, Márcia Lemos
Palavras-chave: Direito tributário
Contribuição substitutiva
Folha de pagamento
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise das mudanças provocadas com a entrada em vigor da Lei 12.546 de 14 de dezembro de 2011, apenas no que se refere à Contribuição Previdenciária Substitutiva, popularmente conhecida por Desoneração da Folha de Pagamentos, tratada nos artigos 7º a 9º da referida lei. Primeiramente aborda-se a abrangência da Lei, quais as atividades empresariais atingidas ou beneficiadas e quais os objetivos pretendidos pelo Governo, faz-se uma análise de sua natureza jurídica. Em seguida faz-se uma correlação entre a Desoneração da Folha de Pagamentos e os Princípios da Capacidade Contributiva e da Equidade, bem como com sua função tributária, abordando-se os impactos provocados sobre os setores empresariais envolvidos e demonstrando os aspectos positivos e negativos. Por fim sugere mecanismos que poderiam ser adotados com o objetivo de minimizar os possíveis prejuízos causados pela Desoneração da Folha de Pagamentos.
Descrição: RIBEIRO, Márcia Lemos. Desoneração da folha de pagamento: aspectos que são controversos na contribuição previdenciária substitutiva. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2965
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Lemos Ribeiro.pdfMárcia Lemos Ribeiro410.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.