Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2968
Título: Adoção internacional: uma análise do princípio da excepcionalidade e os riscos do tráfico de crianças
Autor(es): Gonzaga, Raissa Silva
Palavras-chave: Adoção internacional
Tráfico de Crianças
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo à análise do instituto da adoção, mais especificamente a adoção internacional e como isto tem modificado a vida de crianças ao longo dos séculos. De inicio iremos abordar os aspectos gerais e como historicamente surgiu a adoção, trazendo uma sucinta apreciação da evolução normativa e alterações legislativas que estabeleceram os padrões atuais para a adoção. Em seguida estudaremos a Convenção da ONU de 1989 e a Convenção de Haia de 1993 e como estas fizeram importantes acréscimos no que diz respeito aos Direitos da Criança e à adoção internacional. Ressaltaremos ainda a excepcionalidade da adoção internacional defendida pela legislação interna, assim como também recomendada pelos tratados internacionais que priorizam a colocação da criança em família da mesma nacionalidade, residente no país, visando sempre proteger o superior interesse da criança. Por fim, abordaremos a questão do tráfico internacional de crianças, os riscos que a adoção transnacional pode acarretar e que medidas podem ser tomadas para coibir a retirada ilegal de crianças do país.
Descrição: GONZAGA, Raissa Silva. Adoção internacional: uma análise do princípio da excepcionalidade e os riscos do tráfico de crianças. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2968
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Silva Gonzaga.pdfRaissa Silva Gonzaga554.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.