Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2969
Título: A natureza jurídica e o procedimento das medidas protetivas de urgência da Lei 11.340/06
Autor(es): Silva, Raissa Andrade
Palavras-chave: Violência contra mulher
Medida protetiva de urgência
Violência doméstica
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: Ante a omissão legislativa em definir o procedimento pormenorizado das medidas protetivas de urgência da Lei 11.340/06, o presente trabalho tem por objetivo geral estabelecer a sequência de atos adequada a sua concessão e, quando for o caso, após seu descumprimento, tomando por base a natureza jurídica desses instrumentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental, descritivo-interpretativa, fundamentando-se nos ensinamentos da doutrina e jurisprudência brasileiras. Assim, dividimos o trabalho em três partes. Na primeira parte foi apresentado o panorama histórico dos instrumentos de proteção à mulher antes da Lei 11.340/06 e após a edição do diploma legislativo, bem como o conceito e as espécies de medidas protetivas urgência. Na segunda parte foram apresentadas as correntes doutrinárias e jurisprudenciais sobre a natureza jurídica das medidas protetivas de urgência e o respectivo procedimento para sua concessão e manutenção, a partir dos estudos de Dias (2011), Cunha (2011), Bechara (2010) e Didier (2010). Na terceira parte, discutiu-se sobre a tipicidade e atipicidade do descumprimento das medidas protetivas de urgência, com base na jurisprudência dos tribunais nacionais, principalmente o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e do Rio Grande Sul. Ante as ideias apresentadas, concluiu-se ser a natureza jurídica cautelar penal a mais adequada a tais instrumentos, o que levou a definição do procedimento das medidas protetivas de urgência nos moldes daqueles previstos para as cautelares penais, preservando-se as características próprias da sequência de atos previstas pela Lei 11.340/06. Aduziu-se ainda que o descumprimento das medidas protetivas de urgência é, em tese, conduta típica, muito embora só possa ensejar a aplicação de sanção penal nos moldes do art. 330 do Código Penal se não houver sido aplicadas as sanções cíveis prevista no art. 22, parágrafo 4º do referido diploma legislativo.
Descrição: SILVA, Raissa Andrade. A natureza jurídica e o procedimento das medidas protetivas de urgência da Lei 11.340/06. 2013. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2969
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Andrade Silva.pdfRaissa Andrade Silva651.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.