Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maiza Petrônia de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-19T12:29:51Z-
dc.date.available2023-07-19T12:29:51Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29745-
dc.descriptionPEREIRA, Maiza Petrônia de Oliveira. Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid-19. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão escolar e a efetivação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) representaram enormes esforços nas últimas décadas. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O objetivo geral é compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos, deficientes auditivos e intérpretes envoltos ao ensino bilíngue desde a implementação do Decreto 5.626/2005 até a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos abrangem: identificar os meandros da inclusão escolar desde o Decreto 5.626/2005 até a ocorrência da pandemia de Covid-19; descrever as leis e problemáticas que envolvem o ensino de LIBRAS na educação básica; refletir sobre as metodologias adotadas processo de formação de alunos surdos. A problemática reside nos impactos do Decreto 5.626 de 2005 e a pandemia de Covid-19 para a inclusão de alunos surdos. Aplicou-se os estudos de Goldfeld (2002) Mantoan (2003) e Skliar (2013), bem como artigos recentes e a legislação brasileira vigente. Através do levantamento e das discussões, foi possível constatar que os avanços na educação de alunos surdos foram abaixo das expectativas, entretanto a tecnologia é essencial para a melhoria da educação bilíngue. Deve se efetivar mais pesquisas, investimentos e formações voltadas a inclusão e ensino bilíngue, levando em conta as consequências negativas da pandemia de Covid-19 e as oportunidades do avanço tecnológico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Rômulo César Araújo Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleDesafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiza Petronia de Oliveira PereiraPDF - Maiza Petronia de Oliveira Pereira361.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito403.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.