Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maiza Petrônia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T12:29:51Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T12:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29745 | - |
dc.description | PEREIRA, Maiza Petrônia de Oliveira. Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid-19. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão escolar e a efetivação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) representaram enormes esforços nas últimas décadas. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O objetivo geral é compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos, deficientes auditivos e intérpretes envoltos ao ensino bilíngue desde a implementação do Decreto 5.626/2005 até a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos abrangem: identificar os meandros da inclusão escolar desde o Decreto 5.626/2005 até a ocorrência da pandemia de Covid-19; descrever as leis e problemáticas que envolvem o ensino de LIBRAS na educação básica; refletir sobre as metodologias adotadas processo de formação de alunos surdos. A problemática reside nos impactos do Decreto 5.626 de 2005 e a pandemia de Covid-19 para a inclusão de alunos surdos. Aplicou-se os estudos de Goldfeld (2002) Mantoan (2003) e Skliar (2013), bem como artigos recentes e a legislação brasileira vigente. Através do levantamento e das discussões, foi possível constatar que os avanços na educação de alunos surdos foram abaixo das expectativas, entretanto a tecnologia é essencial para a melhoria da educação bilíngue. Deve se efetivar mais pesquisas, investimentos e formações voltadas a inclusão e ensino bilíngue, levando em conta as consequências negativas da pandemia de Covid-19 e as oportunidades do avanço tecnológico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Rômulo César Araújo Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.title | Desafios da educação inclusiva de alunos surdos desde o Decreto 5.626/2005 até a pandemia de covid19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maiza Petronia de Oliveira Pereira | PDF - Maiza Petronia de Oliveira Pereira | 361.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 403.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.