Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29806
Título: A influência dos vieses algorítmicos nas decisões de julgamento: o caso do COMPAS
Autor(es): Alves, Marcos Lucas Sousa
Palavras-chave: Viés algorítmico
Decisão de julgamento
ProPublica
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: O viés algorítmico é uma distorção sistemática que pode ocorrer quando algoritmos são treinados em dados que refletem preconceitos e desigualdades presentes na sociedade. No caso do COMPAS (Correctional Offender Management Profiling for Alternative Sanctions), vieses têm sido identificados, resultando em disparidades nas decisões de julgamento. Nesse contexto, torna-se fundamental analisar a influência dos vieses algorítmicos nas decisões de julgamento, para atenuar ou mitigar os mesmos. Diferentes soluções têm sido propostas, como melhorar os conjuntos de dados utilizados, aumentar a transparência e auditoria dos algoritmos e implementar medidas corretivas. No entanto, a discussão sobre vieses algorítmicos no COMPAS é complexa e controversa, com alguns argumentando que os algoritmos podem levar a decisões mais imparciais, enquanto outros questionam sua objetividade. A análise de conjuntos de dados compilados pela ProPublica revelou evidências de vieses raciais, de gênero e socioeconômicos no COMPAS, reforçando a necessidade de aprimoramentos no sistema. Abordar o viés algorítmico no COMPAS é crucial para ajudar a garantir decisões de julgamento mais justas e equitativas no sistema de justiça criminal.
Descrição: ALVES, Marcos Lucas Sousa. A influência dos vieses algorítmicos nas decisões de julgamento: o caso do COMPAS. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29806
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito207.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Marcos Lucas Sousa Alves.pdfTCC - Marcos Lucas Sousa Alves252.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.