Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29811
Título: Das línguas nativas ao Português: os direitos linguísticos indígenas nos documentos oficiais
Autor(es): Gomes, Frederico de Siqueira
Palavras-chave: Direitos linguísticos
Políticas linguísticas
Línguas nativas - indígenas
Diversidade sociocultural
Data do documento: 20-Jul-2023
Resumo: A presente pesquisa dedicou-se ao estudo das políticas linguísticas no Brasil, a mesma que tem se destacado como uma área relevante de investigação, especialmente no que diz respeito à preservação da identidade e dos direitos linguísticos de diversos povos. Devido ao contexto de apropriação territorial, cultural e linguística, as comunidades indígenas têm enfrentado imposições culturais e foram forçadas a reprimir e renegar sua identidade e cultura para sobreviver em uma sociedade colonial que lhes negava o direito de utilizar sua própria língua. Diante desse cenário, surgem órgãos e instituições que procuram garantir os direitos linguísticos, buscando resgatar e preservar as línguas que foram reprimidas no passado, além de promover ações que assegurem a diversidade sociocultural dos diferentes grupos étnicos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo refletir brevemente sobre os direitos linguísticos indígenas, analisando os documentos oficiais que evidenciam o percurso para a implantação desses direitos no Brasil, de modo específico a Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 6001/73, conhecida como Estatuto do Índio. Foi realizado um estudo histórico do período colonial para compreender o processo de implantação da língua portuguesa no país e refletir sobre o viés das políticas linguísticas que surgem como garantia do direito de preservação das línguas maternas indígenas. Será dada ênfase à importância de leis e documentos oficiais que garantam e assegurem a preservação dessas línguas, pertencentes aos povos originários.
Descrição: GOMES, F. S. Das línguas nativas ao Português: os direitos linguísticos indígenas nos documentos oficiais. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29811
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Frederico de Siqueira Gomes.pdfPDF - Frederico de Siqueira Gomes304.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito232.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.