Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29900
Título: O Brasil e a America Latina: uma análise descritiva comparativa da política externa brasileira e da opinião pública sobre a América Latina nos anos 2010 (Governo Lula) e 2020 (Governo Bolsonaro)
Autor(es): Santo, Marcelo Luiz de Andrade
Palavras-chave: Política externa brasileira
Opinião pública
América Latina
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: A presente pesquisa investigou a Política Externa Brasileira de Lula e Bolsonaro (2010 e 2020) voltada à América Latina, relacionando-as com a Opinião Pública sobre a América Latina dos respectivos anos, com o objetivo de analisar se ambas as áreas de estudo do campo das Relações Internacionais caminharam juntas ou se, como defendido por Lippmann (1922), a opinião pública não foi capaz de influenciar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a pesquisa consiste em uma análise qualitativa de dados qualitativos e quantitativos, uma vez que foi realizada por meio de uma análise de discursos presidenciais e de dados sobre a Opinião Pública retirados do Banco de Dados Latinobarómetro. Ao decorrer da pesquisa, notou-se convergências e divergências entre a opinião pública e a Política Externa empenhada pelos diferentes Presidentes. Com o passar de uma década, apesar da política externa ter mostrado um afastamento para com a região, a opinião pública optou por uma maior aproximação regional.
Descrição: SANTO, Marcelo Luiz de Andrade. O Brasil e a América Latina: uma análise descritiva comparativa da política externa brasileira e da opinião pública sobre a América Latina nos anos 2010 (Governo Lula) e 2020 (Governo Bolsonaro). 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29900
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcelo Luiz de Andrade SantoTCC - Marcelo Luiz de Andrade Santo.pdf677.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito - Marcelo Luiz de Andrade Santo.pdf258.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.