Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29942
Título: Políticas públicas de atração de empreendimentos privados, adotadas pelo Estado da Paraíba, e seus reflexos sobre o direito ao desenvolvimento
Autor(es): Pereira, Sérgio Fernandes Torres
Palavras-chave: Direitos humanos
Direito ao desenvolvimento
Políticas públicas
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: O direito ao desenvolvimento humano, que vai além do desenvolvimento econômico, é efetivado através de políticas públicas, adotadas pelos entes federativos. Uma premissa para a concretização do Direito ao Desenvolvimento, no Brasil, é a redução das diferenças regionais, ou seja, as regiões mais atrasadas devem ter taxas de crescimento maiores que as regiões mais desenvolvidas. Um caminho para o crescimento econômico das regiões menos desenvolvidas é atrair empreendimentos privados, que, por questões de eficiência operacional e manutenção de custos competitivos, seriam instalados em regiões com maior concentração de atividades econômicas, reforçando as diferenças. Uma política pública de atração de empreendimentos privados precisa ser multidimensional, envolvendo desde a preparação de mão de obra até benefícios e incentivos fiscais, os quais em conjunto e ao final, permitam que o empreendimento seja competitivo no mercado em que atua, concorrendo com empresas instaladas em regiões mais desenvolvidas. Nesse sentido, o Estado da Paraíba adota diversas políticas públicas que visam atrair e manter empreendimentos privados, como forma de impulsionar o crescimento econômico e implementar o direito ao desenvolvimento da sociedade paraibana. São importantes ferramentas para política de desenvolvimento regional do Estado os benefícios e incentivos fiscais, os quais têm o condão de compensar os custos operacionais adicionais, advindos da instalação de novos empreendimentos e a manutenção dos já em operação, afastados dos grandes centros produtivos e mercados consumidores. Com a finalidade de mensurar a assertividade dessas políticas, na efetivação do Direito ao Desenvolvimento da população paraibana, a presente pesquisa analisou a evolução do IDHM na Paraíba, em relação a outros Estados-membros da federação brasileira, bem como foram levantados os tipos de benefícios e incentivos fiscais, disponibilizados pelo Estado da Paraíba. O problema central do presente trabalho é avaliar se os esforços da Paraíba em atrair empreendimentos privados melhora a qualidade de vida dos paraibanos, visto que há grande renúncia fiscal por parte do Estado para atrair os mesmos. O objetivo geral é identificar se há liame entre os esforços do Estado e a qualidade de vida da população e nesse sentido são três os objetivos específicos. O primeiro é identificar a evolução da qualidade de vida da população paraibana, o segundo é avaliar os esforços do Estado para atrair empreendimentos privados e o terceiro é identificar se há correlação entre evolução da qualidade de vida e os esforços para atrair os empreendimentos. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método dedutivo, com abordagem de pesquisa qualitativa. Com relação aos fins, o trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva. O procedimento adotado foi o bibliográfico e documental.
Descrição: PEREIRA, Sergio Fernandes Torres. Políticas públicas de atração de empreendimentos privados, adotadas pelo Estado da Paraíba, e seus reflexos sobre o direito ao desenvolvimento. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29942
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf260.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Sérgio Fernandes Torres Pereira.pdfTCC - Sérgio Fernandes Torres Pereira.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.