Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29983
Título: O capital humano como propulsor do desenvolvimento organizacional em organizações públicas e privadas
Autor(es): Rodrigues Filho, Cícero Rawan
Palavras-chave: Capital humano
Gestão de pessoas
Organizações públicas e privadas
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: Reconhecer o quão importantes as pessoas são para as empresas é de suma importância para a sustentabilidade do negócio. São elas quem organizam, planejam, produzem e controlam todas as atividades das instituições. Saber valorizar esse valioso recurso humano é garantir o futuro de uma organização, seja ela pública ou privada. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar a importância das pessoas nas organizações, enfatizando o conceito de valorização do capital humano, demostrando como a Gestão de Pessoas avançou na forma como lida com o talento humano nas organizações. Desta forma, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico descritiva-qualitativa, elaborada a partir de material já publicado e seu arcabouço teórico está embasado nos principais autores, como Santarem (2004), Chiavanatto (2014), Bassan e Hauschildt (2004-2005), Sgarossa e Mozzato (2021), entre outros. Por fim, os resultados ressaltam que, compreender como lidar com as pessoas e sua influência é indispensável para administrar o negócio. A má administração pode resultar em uma diminuição da lucratividade, o que impacta diretamente no crescimento e funcionamento da organização, seja ela pública ou privada.
Descrição: RODRIGUES FILHO, C. R. O capital humano como propulsor do desenvolvimento organizacional em organizações públicas e privadas. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29983
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cícero Rawan Rodrigues Filho327.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito107.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.