Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29988
Título: A política externa dos Estados Unidos para Cuba: o período de reaproximação entre os Estados no primeiro mandato do Governo Obama (2009-2012)
Autor(es): Silva, Mayara Clemente Santos
Palavras-chave: Política externa
Estados Unidos
Cuba
Barack Obama
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: O tema do trabalho é a política externa apresentada pelos Estados Unidos para Cuba durante o primeiro mandato do governo Obama (2009-2012) em decorrência das iniciativas de reaproximação adotadas pelos Estados. Por isso, a pergunta da pesquisa é: No que difere a política externa de Obama para Cuba em relação aos governos antecessores, desde a Guerra Fria? Para tanto, é objetivo geral deste trabalho compreender a política externa adotada pelos EUA durante e pós este período, até o mandato de Obama. A pesquisa possui um caráter bibliográfico e documental, uma vez que utiliza materiais já publicados para obter os dados necessários para sua realização e adota a técnica qualitativa de abordagem. Destarte, buscam-se os seguintes objetivos específicos: (i) descrever o contexto histórico da política externa adotada pelos EUA no período durante e pós guerra fria; (ii) discorrer sobre transição do governo Bush para o de Obama, e (iii) descrever sobre a política externa adotada por Obama, em seu primeiro mandato, para a América Latina e para Cuba.
Descrição: SILVA, M. C. S. A política externa dos Estados Unidos para Cuba: o período de reaproximação entre os Estados no primeiro mandato do Governo Obama (2009-2012). 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29988
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayara Clemente Santos Silva577.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito102.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.