Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/300
Título: O bullying em sala de aula: percepção dos professores na rede municipal
Autor(es): Freitas, Heloísa Carolina de Assis
Palavras-chave: Bullying
Problemas disciplinares
Violência na escola
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Atos agressivos entre estudantes, hoje conhecidos como bullying, são parte do cotidiano da escola há algumas décadas, entretanto, suas consequências tem tomado proporções maiores a cada dia e, consequentemente, recebido um destaque maior na sociedade. Comportamentos que vão do chacotear e humilhar às agressões físicas de maior gravidade ocorrem de forma intencional e contínua, sem motivo evidente, direcionados a um ou mais indivíduos, principalmente dentro do espaço escolar. Manifestam-se de forma direta ou indireta e de modos diversos: verbal, físico, relacional e/ou eletrônico. É característica do bullying a sua ocorrência em relações desiguais (físicas ou de poder), envolvendo vítimas, autores e testemunhas. A presente pesquisa, portanto, teve por finalidade contribuir para os estudos sobre o assunto buscando compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, averiguar seus conhecimentos sobre o tema, verificar a capacidade de identificação das características do bullying e identificar seus modos de atuação frente ao problema. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 14 professoras de três escolas da rede municipal de ensino, da cidade de Riachão do Bacamarte, Paraíba. As entrevistas evidenciaram o desconhecimento do assunto por parte das educadoras, embora estas percebam diferentes perfis em seus alunos e detectem comportamentos agressivos nos mesmos. Observaram-se ainda modos de atuação limitados, descontentamento com o envolvimento da família e sentimentos diversos emergidos diante do fenômeno. Em conclusão, este trabalho revela a necessidade de apresentar às escolas e professoras maiores informações sobre o fenômeno bullying, e de resgatar o papel indispensável dos docentes como facilitadores de um ambiente escolar seguro e saudável para as crianças e adolescentes.
Descrição: FREITAS, H. C de A. O bullying em sala de aula: percepção dos professores na rede municipal. 2010. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/300
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloísa Carolina de Assis Freitas.pdfHeloísa Carolina de Assis Freitas799.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.