Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3001
Título: O Brasil e o Mercosul: obstáculos nacionais frente ao processo de integração
Autor(es): Ferreira, Aída Barbie Di Monti
Palavras-chave: Mercosul
Processo integrativo
Soberania
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: Este trabalho, através de pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e legislativa analisou o posicionamento do Brasil e dos demais países membros do bloco quanto à temática integrativa do Mercosul. Há algumas legislações favoráveis a delegação de soberania, depois de reformas constitucionais, enquanto que outras não a permitem. Os países membros do bloco propuseram esta nova abordagem a fim de fortalecer suas economias, tendo como melhor exemplo a União Europeia. O caso do cone sul possui suas particularidades, haja vista que não há uma única fórmula para que ocorra a formação de blocos regionais. Apesar de fazerem parte de um processo integrativo, os países envolvidos possuem grandes assimetrias, desde as de ordem legais até as de extensões territoriais. Foi-se determinado que haveria a harmonização dos ordenamentos jurídicos, para que o bloco conseguisse alcançar seu objetivo final, porém as listas de exceções formuladas por cada país destacam-se como um dos maiores empecilhos à concretização do Mercado Comum do Sul.
Descrição: FERREIRA, Aída Barbie Di Monti. O Brasil e o Mercosul: obstáculos nacionais frente ao processo de integração. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3001
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aída Barbie Di Monti Ferreira.pdfAída Barbie Di Monti Ferreira548.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.