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dc.contributor.authorCosta, Franciraldo de Araújo-
dc.date.accessioned2023-08-08T10:39:56Z-
dc.date.available2023-08-08T10:39:56Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.otherCDD 342-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30023-
dc.descriptionCOSTA, Franciraldo de Araújo. Critérios para a contratação temporária por excepcional interesse público. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar a literatura acerca da contratação temporária por excepcional interesse público, que é um mecanismo legal utilizado pelo setor público para suprir demandas emergenciais e garantir a continuidade dos serviços essenciais. São exploradas as bases legais, os critérios de contratação e os impactos dessa modalidade de contratação na gestão pública. Através de uma revisão de literatura, foi possível compreender que a Administração Pública emprega meios legais para contratar funcionários e atender a necessidades emergenciais. Para tanto, este artigo aborda, primeiramente, os princípios constitucionais da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). Em seguida, traz o conceito de agente público, engloba servidores públicos em sentido amplo, bem como servidores públicos em sentido estrito, empregados públicos e contratados temporariamente. Explana-se que, com exceção da contratação de agentes públicos temporários por excepcional interesse público, é devida a contratação por meio do concurso público, que é um processo seletivo amplo e competitivo, diferente da seleção simplificada. Expõe-se, ainda, que algumas hipóteses de agentes públicos dispensam o concurso público e a seleção simplificada, como é o caso dos cargos em comissão e cargos eletivos. Afunila-se a questão para os contratos por excepcional interesse público, que possuem natureza jurídica específica de contrato administrativo. Por fim, conclui-se são requisitos para a realização de contratos por excepcional interesse público, dentre outros: a realização de processo seletivo simplificado, a situação de excepcional interesse público, devidamente fundamentada e comprovada, e a existência de prazo determinado no contrato.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Talitha Giovanna Maranhão da Costapt_BR
dc.subjectConcurso Públicopt_BR
dc.subjectLei nº 8745/93pt_BR
dc.subjectAdminstração públicapt_BR
dc.titleCritérios para a contratação temporária por excepcional interesse públicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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