Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30029
Título: A perfeição de um número: a proporção áurea e seus padrões estéticos presentes em nosso universo
Autor(es): Santos, Rodrigo Felipe dos
Palavras-chave: Número de ouro
Secção áurea
Número áureo
Educação básica
Data do documento: 28-Abr-2023
Resumo: O presente trabalho investigou a presença do número áureo em diferentes situações, mostrando onde podemos encontrar os padrões estéticos da proporção áurea na Matemática, nas Artes e na Natureza. Desenvolvida na modalidade de pesquisa bibliográfica, primeiramente dissertamos sobre proporção áurea na Matemática, nas Artes e na Natureza, trazendo alguns fatos sobre a proporção áurea e algumas imagens ilustrativas. Por fim, apresentamos algumas atividades didáticas relacionadas ao tema abordado. As perguntas que nortearam nosso trabalho: Podemos identificar as formas geométricas da proporção áurea nos seres vivos? É possível identificar a proporção áurea nas Artes e na Natureza? A partir dos resultados, podemos afirmar que para termos um conhecimento mais amplo sobre o tema na educação básica, professores e outros profissionais necessitam se aprofundar sobre a proporção áurea e expor para seus alunos, tornando um tema presente na vida escolar dos alunos. Assim, afirmamos que a proporção áurea está presente na Matemática, nas Artes e na Natureza. Esperamos que nosso trabalho desperte interesse pelo tema, tanto aos alunos quanto aos professores, para que conheçam cada vez mais a proporção áurea.
Descrição: SANTOS, Rodrigo Felipe dos. A perfeição de um número: a proporção áurea e seus padrões estéticos presentes em nosso universo. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30029
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rodrigo Felipe dos Santos.pdfTCC - Rodrigo Felipe dos Santos1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito867.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.