Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3005
Título: O serviço notarial na composição dos colegiados brasileiros: um direito constitucional
Autor(es): Lyra, Rayssa Alexandre Barbosa
Palavras-chave: Direito constitucional
Serviço cartorário
Poder judiciário
Composição de tribunais
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a inconstitucionalidade na formação dos Tribunais e do Conselho Nacional de Justiça face ao disposto no artigo 10 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, mostrando o panorama atual de composição destes colegiados e a existência de um hiato na escolha de seus membros que afeta a estrutura Democrática do país. Após uma breve revisão do histórico sobre a origem e a formação dos Tribunais e do Conselho Nacional de Justiça, bem como, do Serviço Notarial, pretende analisar os dispositivos constitucionais que tratam sobre a formação destes colegiados, e as disposições constitucionais que tratam sobre a classe de Serventuários da Justiça, e, ainda, analisar o Princípio do Juiz Natural, e a estrutura do Poder Judiciário no Brasil, traçando um cenário demonstrativo do atual quadro de composição dos colegiados no Brasil, identificando sua irregularidade com a própria Constituição. Por fim, pretende demonstrar o melhor remédio para elucidar este equívoco, e amenizar seus efeitos maléficos, utilizando uma ação direta pode descumprimento de preceito fundamental.
Descrição: LYRA, Rayssa Alexandre Barbosa. O serviço notarial na composição dos colegiados brasileiros: um direito constitucional . 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3005
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Alexandre Barbosa Lyra.pdfRayssa Alexandre Barbosa Lyra342.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.