Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30077
Título: Parceria sino-russa: aspectos da convergência estratégica no ártico
Autor(es): Trajano, Victor Hugo de Farias Lima
Palavras-chave: Parceria sino-russa
Ártico
Segurança
Data do documento: 9-Ago-2023
Resumo: O presente artigo teve como objetivo geral explorar a Parceria Sino-Russa no século XXI e a convergência estratégica em torno do Ártico e de seus recursos. Especificamente, buscou-se: descrever o desenvolvimento da Parceria Sino-Russa no século XXI e como os interesses na região Ártica aprofundaram a cooperação bilateral; investigar os principais acordos e investimentos conjuntos e complementares para a concepção de uma infraestrutura de logística para navegação e para a exploração de recursos; e interpretar, através da perspectiva construtivista do conceito de segurança da Escola de Copenhague, como os discursos e ações constituíram o cenário projetado pelas duas nações, naturalizando a preponderância das mesmas frente à comunidade internacional e, sobretudo, regional. Utilizou-se metodologia qualitativa, o marco teórico aplicado permitiu responder à questão central sobre quais são os aspectos da convergência de interesses da parceria Sino-Russa no Ártico, fragmentando o panorama geral estudado, apontando as incongruências entre discursos e ações. Assim, concluiu-se que a cooperação tem caráter multidimensional, atendendo a interesses geopolíticos, logísticos e econômicos, com foco na exploração de recursos energéticos e na predominância do uso das novas rotas marítimas, em especial da Rota do Mar do Norte (ou passagem nordeste), recorrendo ao desenvolvimento da infraestrutura de navegação e militar.
Descrição: TRAJANO, V. H. de F. L. Parceria sino-russa: aspectos da convergência estratégica no Ártico. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30077
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Victor Hugo de Farias Lima TrajanoTCC - Victor Trajano.pdf5.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf127.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.